Sacramentos

 
A Umbanda trabalha com alguns sacramentos - rituais de consagração - semelhantes em sua doutrina aos da Igreja Católica; são eles:

- O batismo é realizado sempre pelo Guia chefe do terreiro ou o Sacerdote responsável e pode ser para crianças ou adultos, não se restringindo apenas aos médiuns da casa, mas a todo aquele que simpatiza com o Ritual da Umbanda e deseja se consagrar ritualisticamente.

- O casamento é realizado pelo Guia chefe da casa ou pelo Sacerdote responsável pelo Centro e não pertence só aos médiuns da casa, qualquer um que deseje casar-se na Umbanda pode pedir este sacramento.

- O funeral é realizado pelo Sacerdote do terreiro e sofre alterações de acordo com a condição do morto, se é Iniciado na Umbanda ou não.
    
Os demais sacramentos da Umbanda são referentes aos graus de Iniciação dos médiuns da casa e são os seguintes:
  • Amaci: ritual de lavagem de cabeça do médium com ervas e outros elementos rituais, que consiste na preparação da vibração deste médium para incorporar os seus guias protetores de Umbanda, que se manifestará no ritual e dirá qual o trabalho que aquele médium irá desenvolver na umbanda.
  • Confirmação: ritual para médiuns que completam 21 anos de idade carnal, e já pertencem a umbanda e possuem o amaci.
  • Ritual de Reforço de Amací: ritual em que o médium da casa é recolhido com oferendas para o seu orixá  para fortalecer a sua mediunidade.
  • Ritual de Mata
  • Ritual de Praia
  • Feitura: ritual de iniciação na umbanda que consiste em vários rituais de limpeza e em um recolhimento, que pode variar de 3 a 7 dias, de acordo com o orixá da pessoa, e saída do orixá principal e do guia protetor do médium.
  • Coroação: para médiuns já com feitura  e que possuem a missão de se tornarem zeladores de umbanda.