Esoterismo
“Todos os cultos antigos indicam a existência de uma única Sabedoria Divina, anterior a eles. A Chave que desvendar um terá de desvendar todos: de outro modo não será a chave verdadeira.”
“Não há Religião, superior a Verdade”
Helena P. Blavatsky
No período da civilização Grega foram desenvolvidos os dois termos para designar os verdadeiros Iniciados, dos iniciados apenas nos pequenos mistérios; o Iniciado nas verdades universais é chamado de Esotérico enquanto o profano é conhecido por Exotérico. Esses dois termos também servem para designar os Iniciados dos não-iniciados.
O Cristianismo, por exemplo, não muda de forma quando visto sob o prisma esotérico: apenas aprofunda-se, sem alterar-se no que quer que seja. Já o esoterismo , ao contrário, sendo um único em sua essência, varia entretanto nas distintas formas históricas que o expressam, havendo, assim um esoterismo Cristão, um Islâmico, um Judaico, etc.
A autoridade anterior ao Cristo é representada, na Bíblia, por meio dos três Reis Magos; o primeiro lhe presenteia com ouro e o saúda como Rei, o segundo com incenso e o saúda como Sacerdote e o terceiro lhe traz mirra (bálsamo) e o saúda como Profeta e Mestre espiritual por excelência, correspondendo ao princípio comum dos poderes sacerdotal e real. Assim é Jesus reverenciado nos “três Mundos” de que falam as tradições Orientais: o mundo terrestre, o mundo intermediário e o mundo celeste; e aqueles que o saúdam são os depositários autênticos da Tradição primordial.
O estudo do Esoterismo desenvolve no Homem, o real sentido da busca pela Sabedoria Divina em seu caráter Universal, afinal, num mundo tão grande e com tantas e ricas culturas, é medíocre pensar que somente um povo ou credo, possuem a verdade a respeito de Deus.
O esoterismo é a essência da Teosofia (sabedoria divina) e está na raiz das principais correntes espiritualistas da humanidade, bem como em suas religiões.
Ciências Herméticas ou Ocultas tais como a Astrologia, Angeologia, Numerologia, Geomancia, Alquimia entre outras, são linguagens individuais do esoterismo clássico, conhecer ou praticar tais ciências, não faz de ninguém um esotérico, mas sim, um exotérico. O esotérico real, é o estudioso das diversas linguagens e expressões da Divina Sabedoria, aquele que entende serem todas as verdades, partes da única verdade, a Sabedoria.
Para começarmos nosso aprendizado dentro do esoterismo, será muito importante que tenhamos a mente aberta para novas descobertas, e coloquemos nossos dogmas já aceitos, relegados a um segundo plano, para isso o senso crítico é indispensável como companheiro de jornada.
O Ser Humano é uma expressão do seu Criador e parte ativa no Universo... não limite-se à falsidade dos supostos “portadores da verdade”, dos que se intitulam Pastores de almas ou Mestres de verdades particulares e limitadas... uma verdade espiritual é antes de tudo algo que fala à todas as almas, em qualquer raça, crença ou religião... o restante são apenas conceitos daqueles que manipulam a verdade em nome de suas próprias práticas e credos, variando conforme o seu tempo, as imposições sociais, culturais e econômicas.
Luciano Machado.
Texto orignal postado no site PORTAL GBALA © 2005 Todos os direitos reservados
Associação de Estudos Gbala / Grupo de Estudos Livre