Fraternidade Senhora das Águas

               A Fraternidade Senhora das Águas foi criada em 09 de julho de 1994 como um grupo de estudos livre visando despertar a consciência sobre a importância da espiritualidade como caminho de auto-conhecimento, harmonia e plenitude. Nos estudos realizados pelo grupo se destacam as pesquisas e debates sobre as diferentes vertentes espiritualistas, a mediunidade, os dogmas e rituais de diferentes religiões, a Teosofia, o Setenário Sagrado, a Tradição Ancestral, ordens esotéricas e práticas holísticas, além das diferentes manifestações das religiões afro-brasileiras, preservando a imparcialidade e o espírito investigativo, a fim de desenvolver o senso crítico de nossos membros, na busca do entendimento sobre a universalidade da divindade e do respeito pela diversidade de suas manifestações nas práticas espirituais e religiosas.

          Com o passar dos anos, quanto mais estudávamos as doutrinas de "fora", mais desveladas eram nossas próprias crenças, nossa filosofia ia criando forma e nossa espiritualidade era trabalhada nos diversos caminhos da Divindade. Eis que se edificavam os pilares de nossa Fraternidade.

            Enquanto "navegantes do mar da vida" acreditamos em Deus - Pai e Mãe - nas potencialidades do Espírito Santo, na consciência Crística, nos Anjos que nos inspiram e nas forças da natureza que nos regem. Compreendemos a importância da mediunidade, bem como a existência dos diversos planos onde atuam os "seres" espirituais. Cremos nos mistérios da Tradição Ancestral - pilar de todas as ciências ocultas - presente em inúmeras culturas em todo mundo, e dessa forma, defendemos os princípios de Igualdade (Justiça), Liberdade (Verdade) e Fraternidade (Amor).

            Em se tratando de fraternidade, uma frase em especial, proferida por um dos nossos mentores, traduz nossa busca pelo equilíbrio pessoal e serve como motivação em auxiliar o próximo:

em fraternidade, ou seja, entre irmãos, a felicidade de Um é a felicidade de Todos

Nossos colaboradores

            Entre nossos colaboradores encontramos profissionais da saúde, donas-de-casa, profissionais liberais, comerciários, autônomos. Democraticamente organizada, a Fraternidade reúne pessoas entre o Nível Médio até Pós-Graduados, que acima de qualquer diferença socio-econômica, nutrem o desejo de aprender e desenvolver com igualdade, o conhecimento e as práticas espirituais, a fim de conquistar uma vida mais plena para si, para seus fraternos, bem como para todo aquele que procure nossa Fraternidade necessitando de auxílio e luz sobre a sua caminhada espiritual.

História da Fraternidade

Inicialmente a Fraternidade se chamava Associação de Estudos "Gbala" - palavra yorubá que significa 'resgatar/salvar' -  tendo como objetivo principal, o estudo e a pesquisa sobre as vertentes espirituais, em caráter universal, visando despertar a consciência sobre a importância da espiritualidade como caminho de auto-conhecimento, harmonia e plenitude. 

No ano de 1997, dentro de nossa associação de estudos livres sobre espiritualidade, foi fundado o Centro de Umbanda Ogum Mejê - Cacique Ubirajara com o compromisso de seguir e manter os dogmas e rituais do Ritual de Umbanda, seguindo a doutrina e as práticas do C.E.U. Cacique Ubirajara e Pajé Araripe (1956)  e da Sociedade Africana Xangô Agodô e Iansã Bomi / Caboclo Xangô Kaô (1961).

 

Em 2004, dez anos após sua criação, a Associção Gbala passou a se chamar Fraternidade Senhora das Águas, numa referência a face feminina de Deus - a Grande Mãe - divindade associada a Terra e reconhecida em inúmeras culturas como a divindade do elemento água - associado aos sentimentos e o psiquismo - sendo chamada Ísis, Freya, Virgem Maria, Stella Maris e que na cultura afro-brasileira está associada a Iemanjá, Oxum, Nanã, Iara, Inaê e Janaína entre outras.